5 passos para promover a mudança pessoal na sua vida

Muitos menos de quando deu uma risada genuína ou se interessou por alguma coisa. A sensação de estar “anestesiado” é um resultado da falta de motivação e paixão. Não importa o que aconteça ou o que você faça, você não consegue encontrar razões para aproveitar experiências positivas e oportunidades. Você sente que não consegue dedicar a mesma atenção e tempo aos seus afazeres do que antes. Você pode até achar que está sendo ‘preguiçoso’ ou ‘incompetente’, mas, na verdade, é a energia baixa que o impede de fazer o que é necessário.

Como fazer embalagens para mudança

Cancele todos os serviços e utilidades em sua casa antiga e providencie que os mesmos sejam instalados na nova moradia. Solicite também a atualização do endereço para correspondências importantes que você costuma receber e evite o extravio de notificações. Use papelão para cobrir as quinas e envolva as peças em cobertores ou mantas, protegendo contra arranhões. “Se possível, desmonte móveis grandes para facilitar o transporte”, continua Juçara. “O inventário também facilita a organização na nova casa, já que você saberá exatamente o que está em cada caixa”, destaca Juçara.

Essas vivências não precisam ser fantásticas e envolver grandes feitos, como se costuma pensar. Basta envolver situações, objetivos e caminhos que despertam o seu interesse. Se você sente que não está nem um pouco perto disso, é um sinal urgente de que você precisa fazer mudanças em sua vida. Se você se encontra cercado por pessoas tóxicas que constantemente criticam o seu jeito de ser ou o seu trabalho, ou se encontra em um ambiente cheio de negatividade, está na hora de pensar em fazer mudanças. É impossível manter o bom-humor e o otimismo quando o ambiente ao seu redor lhe traz para baixo.

O que é preciso para fazer mudanca?

Agora que já fez todas as reformas e mudanças possíveis, chegou a hora de verificar sua luz, água, gás e internet. “Preferencialmente, separe-os um dia antes da equipe de mudança chegar para evitar o risco de perda ou qualquer outro problema”, indica Karina. Ela sugere, ainda, contar quantas caixas são no total antes de começar a carregar o caminhão. “Assim, terá mais controle de tudo o que saiu e se chegou ao novo destino”, diz.

Quem faz o quê? Como dividir as tarefas da casa de forma inteligente e justa

Já que será preciso tirar tudo dos armários, essa é a hora de lidar com o que já estava esquecido e fazer uma bela doação – ou um bazar. Aproveite o momento para manter apenas o que vai usar, de roupas a utensílios de cozinha. A ideia é fazer essa seleção antes da mudança para não ter de carregar o peso de coisas que não vai querer mais. Separe as coisas de acordo com o aposento de destino na casa nova e estabeleça uma cor para cada quarto da casa nova. Etiquete as caixas com fitas coloridas, de acordo com os quartos de destino.

O modelo é sequencial — se um elemento estiver ausente ou incompleto, todo o esforço pode estagnar. A maioria dos modelos é construída com base em insights psicológicos, estudos de comportamento organizacional e décadas de aplicação no mundo real. Seja implementando um novo software, mudando a cultura da empresa ou reestruturando departamentos, escolher o modelo certo pode significar a diferença entre resistência e resultados. O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças. Por isso, o RH deve ser estratégico e implementar ações para facilitar o entendimento e a adequação às mudanças.

Quais são as razões para mudar a sua casa?

Um dos grandes desafios das mudanças organizacionais é a resistência de colaboradores às alterações. Geralmente, inclui a mudança de nome e a alteração total das operações do negócio, além de sua estrutura organizacional. Esse tipo de mudança acrescenta algo novo à empresa, como um processo, uma tecnologia, um produto, etc. Podemos classificar as mudanças organizacionais em diversos tipos, dependendo dos seus objetivos e da sua forma de execução. Mas é claro que, no nível organizacional, são processos complexos que exigem um bom planejamento e uma execução cuidadosa. Mudança organizacional é um processo de transformação pelo qual as empresas passam para se adaptar a um novo cenário do mercado ou atingir um objetivo de negócio.

Não existe essa história de “esperar o dia que…”, isso é o mesmo que optar pelo não. As condições perfeitas não existem, porque tudo sempre pode ser melhor. Se está decidido a mudar, mude do jeito que puder e quando já estiver caminhando vá aprimorando, porque isso sim é tomar a decisão de mudar. Uma mudança é uma oportunidade perfeita para reavaliar seus hábitos de organização. Ao desempacotar, pense em maneiras de manter cada coisa em seu lugar desde o início, adotando práticas que facilitem a manutenção da ordem no novo lar. Aproveite quando for fazer as compras para ir juntando suas caixas, cuidando para pegar vários tamanhos diferentes.

Por isso, sua empresa precisa estar preparada para ajustar processos e se adequar às necessidades dos clientes. Dinheiro é uma questão, precisamos olhar para o bolso de todas, se quisermos ver maior equidade no país. Oito em cada dez mulheres buscaram crédito no último ano, mas a maioria teve o pedido negado. Elas queriam pagar uma despesa inesperada (26%), pagar dívidas de cartão de crédito (22%) e limpar o nome (21%), entre outros preocupantes motivos. Quem não gostaria de mudar algum comportamento e acaba desistindo no meio do caminho?

Esse tipo de mudança organizacional tem a expansão do negócio como objetivo, mas é menos radical do que a transformacional. Portanto, sua empresa precisa estar preparada para mudar sempre que for necessário. Por isso, as mudanças organizacionais se tornaram o padrão do mercado, principalmente após a transformação frete goiania digital. Em um mundo hiperconectado, novas tendências surgem o tempo todo e o comportamento do consumidor se altera com frequência. A sabedoria é a base para tomar boas decisões na vida pessoal e profissional. No que diz respeito às mudanças internas, elas também são necessárias para que possamos evoluir, aprender e alcançar objetivos maiores.

Esses exemplos mostram que a mudança bem-sucedida não é improvisada — é modelada, apoiada e reforçada. 📈 O gráfico abaixo fornece um resumo visual claro do Modelo de Mudança em 8 Etapas de Kotter e sua progressão lógica. Para evoluir, a empresa implementa novas soluções e processos de forma gradual, sem afetar as dinâmicas atuais de funcionamento e atendimento ao cliente.

Realmente, se observarmos a realidade ao nosso redor, certamente identificaremos muitas mudanças que ocorreram e que ainda ocorrem com frequência. Meios de transporte, ferramentas de trabalho, métodos de comunicação, roupas, arquitetura, tudo isso muda muito de uma época para outra. Tudo começa pelo autoconhecimento, identificando condutas que devem fazer parte da mudança pessoal. A mudança pessoal só trará benefícios se houver uma real conscientização sobre a sua necessidade, o que justifique o que acabei de abordar no tópico anterior. Se as suas atitudes têm interferido na realização de metas, avalie se não está na hora de promover uma mudança pessoal. Alternativamente, você pode consultar um psicólogo e compartilhar os seus planos para combater a insatisfação.

É fácil continuar batendo na mesma tecla quando se está insatisfeito, estressado ou exausto. Dar continuidade a uma estilo de vida pouco saudável, permanecer em uma situação estressante ou alimentar um relacionamento tóxico não requer tanto esforço. Acostumado com a mesmice, você pode fazer essas coisas sem se quer perceber. O problema é que as pessoas tendem a se acostumar o estresse e passam a conviver com ele.


Publicado

em

por