O trabalho ético é aquele que globaliza a sua prática cotidiana com reflexões que proporcionem o equilíbrio do pensamento e a prática de ações norteadoras. A relação entre ética-educação, será rico pesquisar os motivos que vêm levando a reconhecer essa relação, a incorporá-la nos debates docentes, em congressos e na teorização. O tema Conhecimento-Ética-Educação quando vinculado às indagações que os movimentos sociais repõem no reconhecimento das diferenças, dos diferentes e do cuidado.
Assim, defendemos, sem hesitação, que a reflexão sobre a ética em pesquisa com seres humanos e em seres humanos deve ser constante e, por conseguinte, ultrapassar o mero preenchimento de formulários e procedimentos burocráticos. A ética necessita ser uma temática presente no cotidiano acadêmico e possibilitar, antes de tudo, uma atuação ética do pesquisador em todo o processo de pesquisa e, sobretudo, na vida social. Diferentemente do que pensa o positivismo, entendemos que a possibilidade da transformação da realidade no horizonte ético é inerente à condição humana de ser social histórico, pois sem a possibilidade de mudança, de escolha entre alternativas, não há, de fato, lugar para a ética. Admitimos, a partir da nossa análise, que os procedimentos éticos de pesquisa, no que se referem às determinações legais das Resoluções n. 510 (Brasil, 2016) demandam maior difusão no meio acadêmico relacionado à pesquisa em educação.
Significado de sucesso profissional sob a ótica dos alunos do Ensino Médio
O entendimento do papel da ética na formação do indivíduo e sua relação com o desenvolvimento da sociedade pode ser explorado a partir de diferentes olhares. Já no caso de um gestor escolar, pode surgir o dilema de excluir um aluno por comportamento inadequado sem investigar a situação. A decisão ética seria investigar o motivo do comportamento antes de tomar qualquer ação, evitando injustiças e promovendo um ambiente mais saudável para todos.
Artigo
Os princípios éticos na educação incluem a justiça, a honestidade, a responsabilidade e o respeito. A justiça implica tratar todos os alunos de maneira equitativa, considerando suas individualidades e necessidades. A honestidade é crucial para construir uma relação de confiança entre educadores e alunos. A responsabilidade envolve o compromisso dos educadores em proporcionar uma educação de qualidade, enquanto o respeito é fundamental comprar graduação para valorizar a diversidade e promover a inclusão.
Muitos dos valores morais estabelecidos pela Igreja Católica nesse período, como a caridade, a busca pela paz e a valorização do próximo, continuam presentes na sociedade contemporânea. No entanto, nessa época, ética e moral ainda eram consideradas sinônimos, e os valores eram impostos de forma hierárquica pela Igreja, sem consulta popular. A ética primitiva surgiu com o próprio ser humano, quando a sobrevivência era a norma fundamental. Nesse contexto, trabalhar para obter alimento e matar para não morrer eram práticas essenciais.
André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.
Ações solidárias e voluntariado promovem empatia e responsabilidade social, como campanhas beneficentes, visitas a instituições e atividades de apoio comunitário. A mediação de conflitos ensina estratégias de resolução pacífica de problemas, formando equipes de mediação escolar para lidar com conflitos entre alunos. A participação estudantil incentiva a autonomia e o protagonismo juvenil, criando grêmios estudantis, assembleias e conselhos escolares.
A política, nesse modelo, deve integrar elementos democráticos e aristocráticos, buscando um meio-termo entre a participação popular e a liderança de indivíduos capacitados, respeitando a diversidade e as particularidades de cada pessoa. Já Tomás de Aquino, influenciado por Aristóteles e Santo Agostinho, buscou unir suas filosofias à doutrina cristã. Em sua ética, o ser humano tendia naturalmente à felicidade, mas precisava ser educado para praticar o bem e controlar seus impulsos. Ele “cristianizou” Aristóteles, subordinando a filosofia à fé e afirmando que a razão só poderia compreender a verdade se estivesse em harmonia com Deus (Vásquez, 1993, p. 279).
O espaço de práticas sociais em que os alunos não apenas entram em contato com valores determinados, mas também aprendem a estabelecer hierarquia entre valores, ampliam sua capacidade de julgamento e a consciência de como realizam escolhas, ampliam-se as possibilidades de atuação da escola na formação moral (PCNs, 1998, p. 63). Pamela Raimundo Leite e Orcione Aparecida Vieira Pereira, em “O novo ensino médio e a disciplina escolar biologia”, discutem os desafios da ética e qualidade de ensino na reforma do Ensino Médio, enfatizando a necessidade de um currículo que promova valores éticos. Aristóteles, analisado por Saviani (2021), em “Ética a Nicômaco”, reflete sobre a intencionalidade da prática docente e a importância do conhecimento científico na educação. Essa abordagem filosófica fundamenta a ética educacional, propondo que a formação moral deve estar entrelaçada ao aprendizado técnico. A moral e ética, a partir de um entendimento profundo da cultura, a humanização é um processo recíproco que os outros, conforme Savater (2002, p. 76), “A escola torna-se o lugar de excelência para adquirir hábitos humanos.
Ela desempenha um papel essencial na formação de valores e no desenvolvimento da ética nos estudantes. Quando a escola promove princípios como respeito, justiça e responsabilidade, ela prepara os alunos para uma convivência social mais harmônica e cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade. Considera-se que além da família, a escola é o espaço extremamente propício para a formação ética do cidadão, tendo em vista, que ela participa da formação dos seus educandos, explicitando regras e valores através dos professores, do material didático pedagógico, do comportamento e da hibridização de costumes e saberes dos alunos. A ética é, pois, um objeto de reflexão que contribui com o convívio da pluralidade em todos os setores públicos, inclusive nas instituições educacionais, principais formadoras da cidadania. Todavia, a ética norteia os princípios morais e os valores necessários aos indivíduos em suas ações com outros membros da sociedade da qual fazem parte. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, uma reflexão realizada pela ética refletirá na transformação da moral.
É um dos grandes pilares de preocupação, reflexão e discussão entre indivíduos para o discernimento entre o certo ou o errado e que deve sinalizar o conciliamento dos interesses tanto individuais quanto sociais. A própria lei garante a participação familiar no processo de ensino- aprendizagem de seus filhos; todavia, nem sempre as famílias se dispõem a esta participação. O dever da família com o processo de escolaridade e a assiduidade da sua presença no contexto escolar é publicamente reconhecido na legislação nacional e nas diretrizes do Ministério da Educação. Ressalta-se a estima sobre a edificação de uma relação de amizade e companheirismo – onde se apreciem problemas, anseios e especificidades – entre família e escola, visto que as duas devem trabalhar para o mesmo objetivo, sendo, destarte, companheiras, e não concorrentes. A educação moral, para Piaget, não constitui uma matéria especial de ensino, mas um aspecto particular da totalidade do sistema.
A pessoa como sujeita da educação, ao tomar consciência que ela é pessoa, poderá ser humanizada. A educação é um meio através da qual se oferece elementos de libertação, não pré-determinados, mas assimilados como passar do tempo. E justamente porque desejamos realizar um projeto de vida diferente – a busca daquilo que queremos ser – é que recusamos a realidade de nossas imperfeições, bem como as imperfeições do sistema em que vivemos.
O estudo relata a realização de dezoito performances que tiveram o objetivo de investigar as relações entre a arte da performance e a formação docente, buscando compreender as contribuições desse tipo de vivência artística para a prática pedagógica com crianças no mundo contemporâneo. O artigo revela como a integração de metodologias artísticas pode enriquecer as pesquisas do campo da formação de docentes das infâncias e promover práticas educativas mais sensíveis e alinhadas ao universo das crianças. O campo da educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade.